dc.creator | Marcelo García, Carlos | es |
dc.creator | Marcelo-Martínez, Paula | es |
dc.date.accessioned | 2023-10-04T08:50:26Z | |
dc.date.available | 2023-10-04T08:50:26Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | Marcelo García, C. y Marcelo-Martínez, P. (2023). Redes sociais desenvolvimento profissional docente: novos espaços de formaçao. Cadernos de Pesquisa, 53. https://doi.org/10.1590/1980531410223. | |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | es |
dc.identifier.issn | 1980-5314 | es |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11441/149357 | |
dc.description.abstract | À medida que a digitalização da sociedade avança, cresce o consenso sobre a necessidade de uma visão ampla do desenvolvimento profissional do professor. As redes sociais digitais possibilitam que os professores travem entre si relações significativas, o que gera a aprendizagem social, ao compartilhar experiências, ideias, concepções e reflexões. Para professores ativos, a aprendizagem por meio das redes sociais torna-se um processo inserido em seu trabalho, e que continua fora do horário escolar. No cenário de opção e liberdade proporcionado pelas redes, surgem novas lideranças informais entre os professores; lideranças horizontais baseadas em confiança, reconhecimento e valorização do outro a partir da praticidade ou utilidade dos materiais didáticos, propostas e ideias compartilhadas. | es |
dc.description.abstract | As the digitalization of society advances, there is growing consensus on the need for a broad view of teacher professional development. Digital social networks enable teachers to engage in meaningful relationships with each other, generating social learning when sharing experiences, ideas, concepts and considerations. For active teachers, learning through social media becomes a process that is embedded in their work and continues outside of school hours. In the scenario of choice and freedom provided by networks, new informal leaderships emerge among teachers as well as horizontal leaderships based on trust, recognition and appreciation of the other based on the practicality or usefulness of the teaching materials, proposals and shared ideas. | es |
dc.description.abstract | A medida que la digitalización de la sociedad avanza, crece el consenso sobre la necesidad de una
visión amplia del desarrollo profesional del profesor. Las redes sociales digitales permiten a los
docentes formar relaciones significativas entre sí, lo que genera aprendizaje social al compartir
experiencias, ideas, conceptos y reflexiones. Para los docentes activos, el aprendizaje por medio
de las redes sociales se convierte en un proceso integrado en su trabajo, y que continúa fuera del
horario escolar. En el escenario de opción y libertad que brindan las redes, surgen nuevos liderazgos
informales entre los profesores; liderazgos horizontales basados en la confianza, reconocimiento
y valoración del otro a partir de la practicidad o utilidad de los materiales didácticos, propuestas e
ideas compartidas. | es |
dc.description.abstract | À mesure que la numérisation de la société progresse, on observe un consensus croissant à propos
du besoin d’élargir la vision que l’on a du développement professionnel des enseignants. Les réseaux
sociaux numériques permettent aux enseignants d’établir entre eux des relations significatives, ce
qui entraine un apprentissage social basé sur le partage d’expériences, d’idées, de conceptions et
de réflexions. Pour les enseignants en activité, l’apprentissage par le biais des réseaux sociaux est
un processus intégré à leur travail qui se porsuit en dehors des heures de cours. Dans l’univers de
choix et de liberté proposé par les réseaux, de nouveaux leaders émergent parmi les enseignants, de
manière informelle et horizontale, dont les relations sont basées sur la confiance, la reconnaissance
et l’appréciation des autres en fonction non seulement de l’aspect pratique ou utilitaire du matériel
didactique, mais aussi des propositions et des idées partagées | es |
dc.format | application/pdf | es |
dc.language.iso | por | es |
dc.publisher | Fundacao Carlos Chagas | es |
dc.relation.ispartof | Cadernos de Pesquisa, 53. | |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | es |
dc.subject | Redes sociais | es |
dc.subject | Liderança | es |
dc.subject | Professores | es |
dc.subject | Professional development | es |
dc.subject | Social media | es |
dc.subject | Leadership | es |
dc.subject | Teachers | es |
dc.subject | Desarrollo profesional | es |
dc.subject | Redes sociales | es |
dc.subject | Liderazgo | es |
dc.subject | Docentes | es |
dc.subject | Dèveloppement professionnel | es |
dc.subject | Résaux leadership | es |
dc.subject | Enseignants | es |
dc.title | Redes sociais desenvolvimento profissional docente: novos espaços de formaçao | es |
dc.type | info:eu-repo/semantics/article | es |
dc.type.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | es |
dc.rights.accessRights | info:eu-repo/semantics/openAccess | es |
dc.contributor.affiliation | Universidad de Sevilla. Departamento de Didáctica y Organización Educativa | es |
dc.relation.publisherversion | https://doi.org/10.1590/1980531410223 | es |
dc.identifier.doi | 10.1590/1980531410223 | es |
idus.validador.nota | Paqui | es |
dc.journaltitle | Cadernos de Pesquisa | es |
dc.publication.volumen | 53 | es |