Mostrar el registro sencillo del ítem

Artículo

dc.creatorMarcelo García, Carloses
dc.creatorMarcelo-Martínez, Paulaes
dc.date.accessioned2023-10-04T08:50:26Z
dc.date.available2023-10-04T08:50:26Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMarcelo García, C. y Marcelo-Martínez, P. (2023). Redes sociais desenvolvimento profissional docente: novos espaços de formaçao. Cadernos de Pesquisa, 53. https://doi.org/10.1590/1980531410223.
dc.identifier.issn0100-1574es
dc.identifier.issn1980-5314es
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11441/149357
dc.description.abstractÀ medida que a digitalização da sociedade avança, cresce o consenso sobre a necessidade de uma visão ampla do desenvolvimento profissional do professor. As redes sociais digitais possibilitam que os professores travem entre si relações significativas, o que gera a aprendizagem social, ao compartilhar experiências, ideias, concepções e reflexões. Para professores ativos, a aprendizagem por meio das redes sociais torna-se um processo inserido em seu trabalho, e que continua fora do horário escolar. No cenário de opção e liberdade proporcionado pelas redes, surgem novas lideranças informais entre os professores; lideranças horizontais baseadas em confiança, reconhecimento e valorização do outro a partir da praticidade ou utilidade dos materiais didáticos, propostas e ideias compartilhadas.es
dc.description.abstractAs the digitalization of society advances, there is growing consensus on the need for a broad view of teacher professional development. Digital social networks enable teachers to engage in meaningful relationships with each other, generating social learning when sharing experiences, ideas, concepts and considerations. For active teachers, learning through social media becomes a process that is embedded in their work and continues outside of school hours. In the scenario of choice and freedom provided by networks, new informal leaderships emerge among teachers as well as horizontal leaderships based on trust, recognition and appreciation of the other based on the practicality or usefulness of the teaching materials, proposals and shared ideas.es
dc.description.abstractA medida que la digitalización de la sociedad avanza, crece el consenso sobre la necesidad de una visión amplia del desarrollo profesional del profesor. Las redes sociales digitales permiten a los docentes formar relaciones significativas entre sí, lo que genera aprendizaje social al compartir experiencias, ideas, conceptos y reflexiones. Para los docentes activos, el aprendizaje por medio de las redes sociales se convierte en un proceso integrado en su trabajo, y que continúa fuera del horario escolar. En el escenario de opción y libertad que brindan las redes, surgen nuevos liderazgos informales entre los profesores; liderazgos horizontales basados en la confianza, reconocimiento y valoración del otro a partir de la practicidad o utilidad de los materiales didácticos, propuestas e ideas compartidas.es
dc.description.abstractÀ mesure que la numérisation de la société progresse, on observe un consensus croissant à propos du besoin d’élargir la vision que l’on a du développement professionnel des enseignants. Les réseaux sociaux numériques permettent aux enseignants d’établir entre eux des relations significatives, ce qui entraine un apprentissage social basé sur le partage d’expériences, d’idées, de conceptions et de réflexions. Pour les enseignants en activité, l’apprentissage par le biais des réseaux sociaux est un processus intégré à leur travail qui se porsuit en dehors des heures de cours. Dans l’univers de choix et de liberté proposé par les réseaux, de nouveaux leaders émergent parmi les enseignants, de manière informelle et horizontale, dont les relations sont basées sur la confiance, la reconnaissance et l’appréciation des autres en fonction non seulement de l’aspect pratique ou utilitaire du matériel didactique, mais aussi des propositions et des idées partagéeses
dc.formatapplication/pdfes
dc.language.isopores
dc.publisherFundacao Carlos Chagases
dc.relation.ispartofCadernos de Pesquisa, 53.
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDesenvolvimento profissionales
dc.subjectRedes sociaises
dc.subjectLiderançaes
dc.subjectProfessoreses
dc.subjectProfessional developmentes
dc.subjectSocial mediaes
dc.subjectLeadershipes
dc.subjectTeacherses
dc.subjectDesarrollo profesionales
dc.subjectRedes socialeses
dc.subjectLiderazgoes
dc.subjectDocenteses
dc.subjectDèveloppement professionneles
dc.subjectRésaux leadershipes
dc.subjectEnseignantses
dc.titleRedes sociais desenvolvimento profissional docente: novos espaços de formaçaoes
dc.typeinfo:eu-repo/semantics/articlees
dc.type.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersiones
dc.rights.accessRightsinfo:eu-repo/semantics/openAccesses
dc.contributor.affiliationUniversidad de Sevilla. Departamento de Didáctica y Organización Educativaes
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.1590/1980531410223es
dc.identifier.doi10.1590/1980531410223es
idus.validador.notaPaquies
dc.journaltitleCadernos de Pesquisaes
dc.publication.volumen53es

FicherosTamañoFormatoVerDescripción
Redes sociais e desenvolvimento ...874.2KbIcon   [PDF] Ver/Abrir  

Este registro aparece en las siguientes colecciones

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internacional